Da volta

Por Vanessa Henriques

“Você está pronto para de reencontrar consigo mesma?” é a pergunta que tenho feito nos últimos tempos.

Ainda que em condições imperfeitas, muitos de nós já reencontramos familiares e amigos depois de tanto tempo de isolamento — matar a saudade é outra história. Voltamos à rotina, ou nos acostumamos a um cotidiano diferente a ponto de já nem notar a diferença.

Só que enquanto nos adaptamos pela milionésima vez, impossível não olhar o espelho. Ou talvez seja mais fácil nem olhar.

Enquanto tudo mudava ao redor, muitos (eu estou neste grupo) se agarravam ao pouco de conhecido e estável que restava. Outros (eu queria estar nesse grupo) se deixaram levar pela correnteza, na certeza (esperança?) de alcançar a terra firme.

Ninguém voltou igual.

Quem é do mar, não enjoa – Foto Vanessa Henriques

Ao invés de pensar no “quanto tudo vai voltar ao normal?”, comecei a pesar os efeitos do que aconteceu e como, realisticamente, será nossa vida daqui pra frente. Dá muito medo, mas alguém sabia o que aconteceria dentro da muralha da “vida normal”?

Ao mesmo tempo em que me sinto pronta para abandonar o que chamo de ranço da pandemia — comprando novas roupas, arrumando os armários, anunciando novos hábitos — tenho reencontrado cacoetes, aflições, atitudes que havia esquecido que carregava em mim (com o acréscimo do que dois anos de pandemia podem ter feito com eles).

É tempo de faxina ou de introspecção? Depende do freguês, é claro, e provavelmente precisamos dos dois, como sempre.

Com a gaiola semiaberta, vemos o horizonte que nos atrai, só que o buraco ainda é muito estreito. Só conhecendo nosso tamanho atual é que poderemos passar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s