Sorria, meu bem

Por Vanessa Henriques

Quando ando de carro, ônibus ou qualquer outro veículo, gosto de observar. Não sou como a maioria das pessoas que, apressadas, tiram da bolsa um livro ou um fone de ouvido. Talvez também porque não faço isso todo dia. Não sei, não importa. Só sei que até já tentei me concentrar numa leitura, mas meus olhos escapam e observam avidamente o entorno.

E numa dessas escapadas avistei uma moça. Jovem, bonita, se vestia formalmente e parecia exausta, retornando de um cansativo dia de trabalho. Tentava manter os olhos abertos, sem sucesso. A cada solavanco do trem ela acordava, assustada, e voltava para seu descanso segundos depois.

Mas algo de muito peculiar tinha essa moça. Quando a notei pela primeira vez, esboçava um leve sorriso. Desviei o olhar, mas tornei a encontrá-la, e novamente sorrindo. E até mesmo quando estava cochilando, um suave movimento mantinha seus lábios curvados, num sorriso involuntário.

Imaginei como deveria ser a vida daquela moça, sempre com um sorriso cortês em seu rosto. Será que trabalhava com atendimento ao público? Pois deveria! E deveria também ser campeã no recebimento de flertes e galanteios, afinal quem resiste a um sorriso tão receptivo?

Só que nem tudo são flores… Como expressar sua indignação ou raiva? Como ser assertiva quando está chateada? Como engrossar a voz diante de uma injustiça? Até uma coisa bonita como um sorriso pode ser inoportuna. É bom ter o controle da maioria dos nossos sorrisos — uma tolice dizer que controlamos todos eles, é impossível.

O aviso do trem anuncia a próxima estação. Ela se levanta, ainda sonolenta, e se dirige à porta. E leva com ela meu pensamento. E deixa em mim um sorriso.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s