Ismália

Por Vanessa Henriques

Quando Ismália enlouqueceu,
Pôs-se na torre a sonhar…

Não sei quem colocou esses versos nas paredes cinza do metrô. Seja quem for, saiba por estas linhas que fez uma pessoa muito feliz. Não há um dia que eu suba a escada que o ladeia e não pare para pensar em Ismália.

Os poetas simbolistas nunca foram meus preferidos. Acredito que a obrigação escolar em identificar seus tipos de rimas e alguns decassílabos irritantemente regulares me afastou de seus escritos. Mas a poesia é maior que preferências juvenis, e por fim me apaixonei por Ismália.

Queria a lua do céu,

Queria a lua do mar…

 Mas se Ismália vivesse, digo, morresse, nos dias de hoje, não teria originado um poema tão bonito. Quem consegue ver a lua refletida em meio a tanto concreto? E, mais importante, teria sua alma chegado ao destino correto em meio a tantos arranha-céus?

Se vivesse no tempo de Manuel Bandeira, teria virado notícia de jornal. No de Augusto de Campos, um belo poema concretista, traçando o caminho da alma e do corpo de Ismália no papel. No de Clarice, acompanharíamos todos os passos que levaram essa pobre alma feminina ao desespero de seus atos.

Sua alma subiu ao céu,

Seu corpo desceu ao mar…

E se Ismália vivesse em São Paulo hoje, passaria por essa mesma estação de metrô, insuportavelmente quente e lotada, aguardaria impaciente o próximo trem, afinal não teria conseguido embarcar nos outros três que o antecederam. Chegaria exausta em sua casa para, poucas horas depois, retomar o trajeto contrário.

Não veria lua nem mar, mas sua alma chegaria ao céu da mesma forma.

Anúncios

2 thoughts on “Ismália

  1. Eu sabia de cor o poema quando era mais jovem e o achava lindo. Tive que o procurar agora para lembrá-lo inteiro! Lembrei-me de que, há alguns anos, alguém o “declamou” (palavra antiga) em uma apresentação de poesias como quem recita “batatinha quando nasce…” e eu simplesmente “odiei”. Talvez por isso tenha me esquecido da pobre Ismália.
    Legal saber que o poema é lembrado nos dias atuais.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s