Os milagres das vitaminas A e D

Por Vanessa Henriques

Toda família tem um segredo, um truque de avó que passa de geração para geração devido a sua eficácia ou simplesmente pela força da tradição. Pode ser uma receita de bolo, um chá milagroso para resfriados brabos ou uma pomada feita naquela farmácia do Seu-José-ali-da-esquina que nunca foi descoberta pela indústria farmacêutica.

Ou pode ser o Hipoglós, como é o caso dos meus congêneres. Não é nenhuma receita caseira, mas pode ser comprado em qualquer farmácia, para tristeza do Seu Zé. Sempre há um tubo na casa, encontrado nos mais diversos lugares, mas nunca no que você deixou no dia anterior.

A tradição veio da família de meu pai, mas foi rapidamente incorporada por minha mãe, eu e minhas irmãs. Parte-se sempre do pressuposto de que se não fizer bem, mal também não vai fazer.

Os usos são os mais variados: desde um corte mais profundo até uma espinha inflamada no meio do nariz. O que uma pomada para bumbum de nenê pode fazer por esses problemas eu não sei, só sei que é um placebo que nós adotamos felizes e que alimenta nossa loucura diária.

Não vou negar que já fui alvo de piada por causa desse hábito incomum. Dei uma topada de chinelo na rua e, quando vi, tinha formado uma bolha de sangue na ponta do dedão. Não tive dúvidas: parei na farmácia e comprei um tubo de Hipoglós. Depois, enquanto relatava o ocorrido a um amigo, tive que aguentar as risadas e a corriqueira pergunta: “Mas o que você pensou que o Hipoglós iria fazer?”.

Pensei que iria trazer algum tipo de conforto, de alívio para a situação. Acho que de forma inconsciente, o que sempre passa pela nossa cabeça quando estamos doentes ou machucados é: “o que minha mãe faria nessa situação?”.

Bom, a minha passaria Hipoglós. E fui isso que eu fiz. Não ajudou muito, é verdade. Mas consegui trabalhar tranquila e, quando cheguei, consultei o oráculo:

— Mãe, olha só o que aconteceu…

— Xi filha, vai ter que tirar esse sangue com uma agulha.

Agulha?? Gostava mais do tempo que Hipoglós resolvia tudo…

Anúncios

3 thoughts on “Os milagres das vitaminas A e D

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s