Jogo jogado*

Por Vanessa Henriques

            De semana passam carros, ônibus, pedestres e até bicicletas. No sábado de manhã, os feirantes chegam com suas barracas e a ocupam até o meio da tarde com o colorido de suas frutas, flores e verduras — sem contar o pastel do Seu Nelson, que inebria quem passa por ali.

            As situações são diversas, mas o palco é um só: a rua. E cada um de nós, em cada um dos vários papéis que vamos desempenhando ao longo do dia, a utilizamos sem perceber como pano de fundo. Os carros que passam durante a semana pela Rua das Laranjeiras podem não saber, mas de sábado quem domina essa porção da rua, quase ali na esquina, é o seu Nelson. E de domingo, ela vira o Maracanã.

            O Maracanã, o Morumbi, o Pacaembu, o que for do agrado da turma, que prepara o palco pra uma partida de peso. Traves de chinelo, bola meio murcha, namoradas na sarjeta: está armado o clássico. Os meninos gritam, correm, chutam e se alegram durante a tarde inteira. Carro por ali não passa, e se passa, é devagarzinho, quase que pedindo desculpa. E quem há de dizer que eles estão errados?

            A rua, que é palco de tantos espetáculos, deve estar à disposição de seus atores, e os reservas devem respeitar esse momento. Se durante a semana um balé sem fim de carros, motos e pedestres a ocupa, é porque os jogadores esperam ansiosamente pelo domingo. Quando a feira se instala no sábado, são os veículos que abrem passagem, e no domingo os feirantes já estão longe quando os meninos começam a se aglomerar.

          Assim como acontece na Rua das Laranjeiras, acontece na cidade inteira: os titulares de hoje são os reservas do dia seguinte, e sozinho ninguém joga, pois é preciso cooperação dos vizinhos de veículo, de calçada e de casa. E se a rua é de todos, então todos estão convidados a entrar em cena.

*Esta crônica foi escrita para o 6º Prêmio CET de Educação de Trânsito. Maiores informações aqui.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s