Kryptonita

Por Vanessa Henriques

Todo usuário de transporte público é um heroi. Não que ele saia por aí de capa (só faltava!), mas é imprescindível desenvolver certas habilidades para sobreviver aos combates diários nos combalidos coletivos.

A luta começa já na rua, antes mesmo de entrar. O ônibus faz seu caminho lentamente, o letreiro se aproxima como um bat-sinal, com letras totalmente irreconhecíveis. Os outros passageiros já se agitam: uns bufam por não ser o seu, outros já se acotovelam na ponta do ponto. Será possível que eles conseguem ler?

Em geral, não. Mas nem sempre é preciso: alguns ônibus possuem letreiros antigos, sem luz, outros com luzes mais amareladas, outros com aquelas bastante brancas. Em comum, o fato de que nem com visão de alto alcance ser possível enxergá-los. Resta apelar pras cores dos ônibus, os modelos dos letreiros, os passageiros conhecidos, e até mesmo para o número de sílabas: “Duas palavras, certeza que é Terminal Bandeira”. “Esse é picadinho, fácil, Term. Pq.  D. Pedro II”.

Não pense que a jornada começa aí, é preciso um teste antes. Reconheceu o letreiro? Agora há que pegá-lo. Quem nunca saiu em disparada em meio aos pedestres, tal qual Flash atrás do inimigo, acenando para que o motorista te espere? Com pernas treinadas e alguma sorte, é capaz que você consiga subir a bordo.

E não suba despreparado, ou vai ser rechaçado pelos companheiros de crime. Celular, bilhete único ou dinheiro (sempre trocado), tudo sempre à mão no cinto de utilidades. Resta agora encontrar um lugar, seja para sentar ou ficar de pé mesmo. Se for horário de pico, haja elasticidade para não atrapalhar ninguém, dar espaço para quem quer descer e ainda se segurar nas freadas mais bruscas.

Apesar dos pesares, a viagem sempre tem fim, e também um novo começo. Assim como Wolverine, o passageiro se renova, todos os dias, para uma nova jornada. Coloca seu traje a paisana e se mistura na multidão, que desconhece sua verdadeira identidade.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s