Visita é pra quem tem

Por Vanessa Henriques

A família do meu pai sempre teve uma tradição curiosa. Todo final de ano eles trocam visitas de Natal: uma semana meus primos e tias-avós vão lá em casa, na outra meus pais vão na casa de algum deles. Sim, com uma semana de diferença entre as visitas. Parece maluco dispor de tempo para uma visita, quanto mais duas, e assim tão próximas.

Não sei quando começou essa tradição de visitar parentes e amigos para desejar boas festas —provavelmente num tempo sem tanto trabalho, tanto Netflix ou tanto trânsito. É uma boa tradição, penso eu, mas tarefa de difícil execução.

Dezembro é sempre mês de correria: relatórios e mais relatórios no trabalho, visitas frenéticas para comprar todos os presentes de Natal, negociações sem fim para a tão sonhada virada do ano, administrar os perrengues familiares e, ainda por cima, assar um peru. Definitivamente, não é para amadores.

Ainda assim, abrimos um espaço nessa agenda para ver os amigos. Não todos, claro — e desconto aqui os tortuosos amigos secretos e festas de final de ano de empresas. Quem recebe uma visita de Natal são aqueles amigos do peito, que perguntam como está sua mãe e que não se importam de não receber um panetone (sabe como é, o ano tá apertado…).

Não importa se você gosta ou não de Natal, ou se vai trabalhar em dezembro, janeiro e até quiçá no Carnaval (meu caso, mas deixa pra lá) e não vê no fim do ano uma “pausa”. Os convites aparecem, a saudade aperta, e quando vê você está cantando Simone a plenos pulmões abraçado com um amigo do amigo (meu caso, mas deixa pra lá).

Talvez o menino Jesus tenha vindo ao mundo só para nos dar um motivo para nos ver, apesar dos mil pesares que o derradeiro mês nos reserva. Já não seria bom demais? Que venha a maratona.

Anúncios

2 thoughts on “Visita é pra quem tem

  1. É verdade, embora o mês de dezembro exija uma energia e tanta pra dar conta de tudo…estes momentos de pequenas confraternizações e de rever os grandes amigos antes que o ano termine é bom demais da conta 🙂 Boas festas Vanessita!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s