tudo certo para hoje? ;)

Por Vanessa Henriques

O encontro tinha sido marcado na semana anterior. Amiga antiga, tomaríamos um café, falaríamos do trabalho, dos namorados, da vida. Marquei na minha agenda, ela também. No dia da saída, toca o celular com uma mensagem: oi, tudo certo para hoje? 😉

Desta vez foi ela, mas poderia ter sido eu. Tenho observado há um tempo como a nossa palavra talvez não valha mais nada, ou talvez as agendas eletrônicas e de papel andem falhando miseravelmente, ou que todos sofram de um crônico desmemoriamento. Só isso explicaria essa irritante necessidade que temos de confirmar compromissos insistentemente.

Lógico que há casos e casos. Encontro marcado há semanas, dia ruim no trabalho, chuva que começou às 17 horas. Saco o celular: oi, tudo certo para hoje? — quando na verdade queria dizer: oi, preguiça eterna para hoje? A simpática mensagem pode muitas vezes esconder um pedido de socorro. Esteja atento aos sinais.

E às vezes a confirmação é salvadora, como aquele telefonema da clínica do Dr. Marcos lembrando do seu exame amanhã às 9 horas da manhã — do qual você havia se esquecido totalmente, afinal o Dr. Marcos é muito concorrido e você precisou marcar esse exame há semanas.

Mas não deixa de ser irritante essa obsessão pela confirmação do que já foi agendado. Já me peguei algumas vezes num micro pânico depois de me dar conta de que não havia confirmado o compromisso marcado. Ah, e se não vierem? Vou ficar possessa, penso. A pergunta que deveria fazer é: por que não viriam? Está marcado, não importa há quanto tempo.

Eu não sei dizer se os compromissos são cada vez mais cancelados. Ou se há muitos compromissos, e aí o cancelamento aumenta também. Mas a percepção é a de que sempre alguém tenta se safar. Ou não consegue sair do trabalho. Ou esqueceu. Ou não tá a fim.

E por isso precisamos confirmar e reconfirmar tudo. Até aquele bar marcado hoje no almoço. Tá de pé?, vibra o celular na mesa. Pensando bem, essa chuva, esse trabalho atrasado… se não tivessem mandado a mensagem eu ia, mas se mandaram, é porque tem coisa, não?

Anúncios

One thought on “tudo certo para hoje? ;)

  1. Olha, eu concordo com o que foi colocado, mas eu sou um daqueles que precisa ser lembrado de td e qqr compromisso agendado…e ainda assim as vzs eu esqueço!

    Estava sentindo falta dos seus textos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s