Trinta

Por Vanessa Henriques

Hoje é o dia, minha irmã, que nos separamos, ficando uma em cada década: você nos trinta, eu nos vinte. A última vez que isso aconteceu você provavelmente estava aliviada: saía dessa década adolescente dos ‘deze-‘, na qual eu amargaria meus traumas de juventude por mais quatro anos.

Mas não nos separamos, como se um muro se erguesse entre nós. Gosto de pensar nessa transição como uma ponte: você me diz o que tem aí do outro lado, e eu te lembro do que tem por aqui. E assim, seguimos juntas nessa estrada da vida — que deve ser mais uma estrada, ainda que sinuosa, do que uma corrida de obstáculos.

“Lembra quando éramos pequenas, e eu pensava: ‘nossa, aos trinta eu quero fazer isso, estar naquele lugar, fazendo tal coisa!’”, você me diz. Pois é, bons tempos em que nós víamos o futuro com bons olhos, olhos de criança que não sabe o que vem pela frente. E que bom que frustramos todos esses planos, pois hoje nossos olhos são outros.

“Lembra-se da adolescência, que época tortuosa, como é bom crescer” eu te digo, do alto de minha maturidade de irmã caçula, que talvez seja muito inocente ou muito otimista. Mas eu digo e repito, minha irmã, o melhor ainda está por vir, simplesmente porque está por vir e ainda não o é. Ou porque quando venha a ser estaremos mais velhas e maduras. Uma coisa é certa: estaremos juntas.

Porque não importa em que década eu e você estejamos: o que importa são os planos e sonhos partilhados, as conversas de noite adentro, os momentos de silêncio e de euforia. Por isso a ponte é tão importante, para que a gente possa transitar de lá pra cá, sem se importar com o que dizem os números.

Afinal essencialmente eles dizem muito pouco — os olhos dizem muito mais. E pelo brilho nos seus olhos hoje tenho certeza que você está pronta pra cruzar essa ponte e, principalmente, pra voltar quando quiser.

Anúncios

2 thoughts on “Trinta

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s